Registre-se agora para ter diversos benefícios como:
• Livre acesso a tutoriais, downloads, ajuda.
• Participar de nossos sorteios e giveaways.
• Interagir e criar novas amizades.
• Deixar sua opinião ser lida por todos!
Registre-se e tenha todos esses privilégios!
Bem vindo(a) ao fórum 0800.forumbrasil.net!
Registre-se agora para ter diversos benefícios como:
• Livre acesso a tutoriais, downloads, ajuda.
• Participar de nossos sorteios e giveaways.
• Interagir e criar novas amizades.
• Deixar sua opinião ser lida por todos!
Registre-se e tenha todos esses privilégios!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Download, Suporte, Tutoriais e tudo relacionado a games Multiplayers.
Assunto: [Review] Nvidia Geforce GTX 480 Dom 15 Ago 2010, 15:42
GTX 480 Review
Introdução
A mensagem da NVIDIA com o lançamento da Fermi é bastante clara: colocar pressão e “roubar” a qualquer custo da ATi o título de “Rainha das placas 3D”. No decorrer desta review os leitores poderão conferir se realmente os objetivos foram atingidos.
A geração Fermi, encabeçada pelas GTX 480 e GTX 470, está nitidamente sustentada em duas pilastras: alto poder de processamento e suporte a novas tecnologias, como é o caso do DirectX 11, NVIDIA 3D Vision, CUDA e o novo modo de filtro 32xCSAA (Coverage Sampling Antialiasing), sendo 8 do tipo “multisamples” e 24 “coverage samples”.
Além disso, a nova geração foi construída com a litografia em 40nm pela TSMC, trazendo assim proporcionalmente um menor consumo de energia e ganhos de escala. Aliás, para quem não se recorda, tal fato gerou um certo “desgaste” entre ambas as companhias, em virtude do atraso na produção das GPUs.
Outro fato positivo, este especialmente interessante para nós consumidores, é que com a chegada das primeiras placas da geração Fermi, o valor das VGAs praticados atualmente irá despencar, ainda mais com a GTX 480 e a GTX 470 tendo preços bastante competitivos.
Em conjunto com a tecnologia CUDA, a GF100 pode ainda ser utilizada para acelerar a execução de diversas tarefas comumente realizadas no dia-a-dia dos usuários, tais como:
- Melhoria na captura de vídeo ou de fotos tiradas de celulares com baixa luminosidade através do uso do software vReveal da MotionDSP;
- Conversão de vídeos HD para dispositivos portáteis utilizando programas como o BadaBoom, Cyberlink Media Show Expresso, Nero Move It e TMPGEnc;
- Edição de filmes em HD e aplicação de filtros via Cyberlink Power Director 7 e Loiloscope Venus;
- Edição de fotos e aplicação de filtros no Adobe Photoshop CS4 (via OpenGL);
- Organização de fotos utilizando a aceleração GPU para o reconhecimento facial através da solução Cyberlink MediaShow 5; dentre outras.
Compatível com a nova versão do Badaboom, software da NVIDIA que permite ao usuário converter vídeos para formatos portáteis através da própria GPU (processo chamado de GPGPU/CUDA). A nova geração de GPUs da NVIDIA traz ainda ganhos expressivos na performance de certas aplicações de uso geral, tais como com o Nero Move It e o vReveal.
Assim como as G 210, GT 220 e GeForce GT 240, a GeForce GTX 480 está entre as primeiras placas 3D da NVIDIA a incluir suporte nativo a especificação HDMI 1.3a, que inclui áudio sem compressão de 7.1 canais, também conhecido como áudio de Blue-Ray.
Por fim, mas não menos importante, a GF100 é compatível com uma das grandes tecnologias dos últimos tempos: a NVIDIA 3D Vision Surround, tecnologia que vai além do 3D Vision "tradicional", onde o usuário, com a ajuda de um kit composto por óculos especiais e 3 monitores especiais de 120Hz, é capaz de ter seus conceitos de interatividade e diversão completamente inovados, graças à “realidade” 3D estereoscópica.
Recursos da GTX 480
Os destaques da macro arquitetura da Fermi são:
• 3 bilhões de transistores; • Litografia em 40 nm; • Área do die (estimado): 530mm2 • Frequência de operação das texturas e ROPs (GPU): 700MHz; • 480 shader processors/CUDA cores; • Frequência de operação dos shaders processors/CUDA cores: 1401MHz; • Frequência de operação das memórias: 3.7GHz (GDDR5); • Quantidade de memória: 1.5GB; • Interface de memória: 384bits; • Consumo de energia/TDP: máximo de 250 watts; • Limiar térmico da GPU em 105° C; • Suporte às tecnologias: CUDA, DirectX 11/Shader Model 5.0, GeForce 3D Vision, NVIDIA 3D Vision Surround, NVIDIA PhysX, PureVideo HD Technology, Badaboom, HDMI 1.3a, OpenGL 3.2, OpenCL, DirectCompute, Windows 7.
E ainda:
• Terceira Geração do Streaming Multiprocessor (SM) - 32 CUDA cores por SM, 4x mais que a GT200; - Performance até 8x maior em ponto flutuante de precisão dupla em relação a GT200; - Dual Warp Scheduler, que simultaneamente agenda e despacha instruções de duas rasterizações independentes; - 64 KB de RAM com uma partição configurável de memória compartilhada e cache L1.
• Segunda Geração de Execução de Thread Paralelo ISA - Espaço de Enderçamento Unificado com suporte completo a C++; - Otimização para OpenCL e DirectCompute; - Precisão completa para IEEE 754-2008 32-bit e 64-bit; - Caminho completo para inteiros de 32-bit e extensões de 64-bit; - Instruções de acesso a memória para suportar a transição no endereçamento de 64-bit; - Melhora na performance através da técnica de Predicação.
• Subsistema de Memória Otimizada - Utilização da hierarquia NVIDIA Parallel DataCacheTM com L1 ajustável e L2 unificada; - Primeira GPU com suporte a memórias ECC; - Otimização no desempenho das operações atômicas de memória.
• NVIDIA GigaThreadTM Engine - 10x mais rápido nas aplicações de alternância de contexto; - Execução simultânea de Kernel; - Execução de blocos de theads fora de ordem; - Engine de transferência de memória com dupla sobreposição
Conforme antecipado na introdução desta review, um dos pontos chaves da geração Fermi está na litografia (que é o processo utilizado na fabricação do chip), pois é uma das primeiras GPUs da NVIDIA a utilizar o padrão de 40nm da TSMC, fato decisivo para poder acomodar um chip de tamanha envergadura.
Apesar de alguns percalços no caminho, o fato é que se trata de um importante marco para a companhia, uma vez que resultará em redução de custos na fabricação de tais chips gráficos, apesar de estar longe de poder ser considerada uma GPU barata. Além disso, a nova litografia permitiu com que a placa mantivesse um patamar de consumo de energia (TDP) em níveis aceitáveis, chegando ao máximo de 250W. A título de informação, a GTX 285 tem TDP em 204W e a GTX 295 em 289W.
Sendo assim, para suprir tal demanda de energia, a VGA possui 2 conectores de alimentação extra, um de 6 pinos (75W) e outro de 8 pinos (150W). Aliado aos 75W do slot PCIe, a GTX 480 conta com uma margem extra de 50W, devendo ser utilizada para futuras versões turbinadas. De acordo com a NVIDIA, é recomendado o uso de uma fonte real de 600W.
Ao se deparar com as especificações da GeForce GTX 480, o usuário deverá estar bastante atento aos números, especialmente se resolver comparar com as GPUs da geração passada, como é o caso da GTX 285. Enquanto há uma nítida evolução na quantidade de Stream Processors e ROPs (100% no primeiro e 50% no segundo), outros dados podem “enganar” os olhos menos atentos, como é o caso do número de TMUs, valores do clocks e do valor do bus da memória. É que o chip possui uma nova arquitetura, baseada na estrutura de computação conjugada MIMD (Múltiplas Instruções, Múltiplos Dados). Além disso, os 384 bits aliados às memórias do tipo GDDR5 equivalem a uma largura de banda idêntica às antigas GDDR3 com bus de 768bits.
Em relação aos clocks (ainda levando-se em conta da GTX 285), há duas considerações a serem feitas. Enquanto houve uma expressiva evolução nas freqüências de operações das memórias, passando de 2484Mhz para 3696Mhz (graças ao uso das já citadas GDDR5), a GPU evoluiu de forma tímida, passando de 648Mhz para 700Mhz e os shaders regrediram de 1476Mhz para 1401Mhz. Tal fato é em grande parte explicado pela imensa quantidade de transistores, que saltou de 1,4 bilhão para 3 bilhões! Contudo, mais uma vez é bom lembrar: estamos comparando uma GPU de nova geração baseada na arquitetura MIMD (múltiplas instruções, múltiplos dados) com uma ainda amarrada ao antigo paradigma SIMD (única instrução, múltiplos dados).
Conclusão
“Valeu a pena pela longa espera!” Esta poderia ser muito bem uma frase para resumir a chegada da geração Fermi.
Apesar de ter ficado 6 meses a espreita de sua rival, a NVIDIA “voltou com força total ao jogo” com o advento da GeForce GTX 480. Mesmo sem operar a 100% de suas condições técnicas teóricas, a placa mostrou fôlego mais do que suficiente para destronar a Radeon HD 5870. A exceções de Crysis e Just Cause 2, a nova GPU da NVIDIA não tomou conhecimento de sua concorrente, chegando em alguns casos, a ultrapassar a 5970, placa equipada com dois chips gráficos.
Além de elevar o patamar de desempenho para um outro nível, a GF100 trouxe um recursos bastante interessante para os aficionados pela perfeição das imagens: o novo filtro de anti-aliasing 32xCSAA.
Para quem não dispensa o uso da tecnologia PhysX, a GTX 480 cairá como uma luva em tais games, como é o caso de Dark Void, onde a placa foi 80% mais veloz que a GTX 295, não cabe comparar com as placas da ATI porque seria injusto, já que elas não possuem aceleração para essa tecnologia.
Outro recurso bastante interessante, onde a GF100 “tira de letra”, é o 3D VISION SURROUND, tecnologia que transmite a sensação 3D junto a nada mais nada menos do que 3 monitores simultâneos.
Engana-se quem pensa que a Fermi é um produto destinado exclusivamente ao uso doméstico (jogos eletrônicos/home cinema). Na realidade trata-se apenas de um de seus focos (talvez o que menos utilize todas as suas potencialidades).
Com a chegada da nova geração de GPUs, a NVIDIA lançou um verdadeiro divisor de águas na indústria. Graças a sua arquitetura inovadora do tipo MIMD, o chip gráfico é na realidade um verdadeiro “mini-super computador” em um pequeno PCB. Não é a toa que a versão científica da Fermi (chamada de Tesla) está sendo utilizada para equipar os principais super computadores de todo o mundo.
Porém, nem tudo são “flores” para os lados da NVIDIA. Embora possua um alto desempenho e um bom preço para seu segmento, a companhia poderá ter problemas mercadológicos, uma vez que as suas concorrentes da linha Evergreen da ATi contam com um trunfo: menor custo de produção, o que abre margem para uma redução no preço final das Radeons. Aliás, com a chegada da GF100, já é possível encontra uma 5870 por menos de US$400!
Outro ponto preocupante é a temperatura da placa em uso contínuo como rodando games, principalmente em países com clima quente, nosso caso. Mas como só existe versão beta de drivers até isso pode ser melhorado com ajustes no controle do FAN.
Contudo, a disputa está lançada: “joguem os seus dados” e que vença a melhor!
PRÓS
- Desempenho excelente - Suporte as melhores tecnologias do mercado: DirectX 11, 3D Vision Surround, 32xCSAA, PhysX.
CONTRAS
- Temperatura bastante alta em full load - Consome bastante energia e requer fonte boa
By: Doug REVIEW: Adrenaline.com.br
Última edição por Doug em Sex 04 Mar 2011, 17:29, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Assunto: Re: [Review] Nvidia Geforce GTX 480 Ter 17 Ago 2010, 12:34
doidou escreveu:
Moderadores please a news ta boa mais sem começa com discuçao de fanboy
???
doidou
Mensagens : 42Registrado em : 08/07/2010Warning :
Assunto: Re: [Review] Nvidia Geforce GTX 480 Ter 17 Ago 2010, 12:39
Fanboy é um termo usado em muitos fóruns para definir uma pessoa que que não é só um fã de alguma coisa, mas é obcecada por ela e defende fortemente sua opinião ao respeito do assunto ignorando, quase sempre, a opinião alheia, sem estar, muitas vezes, aberto a novas idéias. Por achar que o que ama é melhor e muitas vezes atacar os que não concordam, eles são mal vistos por isso. Os objetos de devoção inclui empresas, personagens, seriados, mangás, jogos e softwares.
Assunto: Re: [Review] Nvidia Geforce GTX 480 Ter 17 Ago 2010, 12:57
doidou escreveu:
Fanboy é um termo usado em muitos fóruns para definir uma pessoa que que não é só um fã de alguma coisa, mas é obcecada por ela e defende fortemente sua opinião ao respeito do assunto ignorando, quase sempre, a opinião alheia, sem estar, muitas vezes, aberto a novas idéias. Por achar que o que ama é melhor e muitas vezes atacar os que não concordam, eles são mal vistos por isso. Os objetos de devoção inclui empresas, personagens, seriados, mangás, jogos e softwares.
Levei ban la do nada pq falei isso aki : PARA DE BRIGA SEUS FANBOYOLA numa news os cara tava se matando. ou seja os moderador la aprova o fight entre fanboyolas kkk
Levei ban la do nada pq falei isso aki : PARA DE BRIGA SEUS FANBOYOLA numa news os cara tava se matando. ou seja os moderador la aprova o fight entre fanboyolas kkk
Gamevicio nao escolhe os moderadores direito, sao tipo os presidentes do brasil lá.. "O moderador aprova o fight"